Madrid - Espanha

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Madri é uma capital moderna, efervescente e com muita diversidade cultural. A cidade, com suas grandes avenidas, museus e parques, oferece muitas possibilidades de passeios, compras e diversão. Em nenhum outro lugar do mundo, o passado está tão próximo do presente. Seus mosteiros seculares, conventos e alamedas medievais contrastam com uma arquitetura moderna e agitada vida noturna.

Chegamos ao Aeroporto Barajas de Madrid, na hora do almoço, num vôo vindo de Roma. De táxi até o hotel, onde ficamos hospedadas, foram cerca de 30 minutos. O Petit Palace Mayor Plaza Boutique Hotel  fica bem no centro de Madrid, em frente a Plaza Mayor e a poucos metros da Puerta Del Sol.


Assim que deixamos as malas no hotel, fomos almoçar rapidamente, pois já havíamos comprado, via internet, ingressos para o Museu Thyssen-Bornemisza. Este museu é um dos poucos de arte internacionalmente renomados onde tudo deve ser visto. Ele é considerado extremamente eclético, devido à grande variedade de trabalhos à mostra. 

No final da tarde, fomos visitar a Plaza Mayor. O lugar, originalmente construído no século XV como uma praça de mercado, mais tarde tornou-se local de apresentação de touradas, desfiles e até palco para as terríveis execuções realizadas pela inquisição espanhola. Atualmente, a praça retangular, cercada de edifícios de três pavimentos, com diversos restaurantes e lojas, é o principal ponto turístico de Madrid. Sentamos em uma das mesas dispostas ao redor da praça para observar o movimento dos turistas e tomar nosso primeiro drink na Espanha.



Bem pertinho da Plaza Mayor, fica o Mercado de San Miguel, endereço imperdível. São mais de 30 bancas de frutas e verduras, massas, doces, peixes, embutidos, sorvetes, bares, enfim, tem de tudo um pouco. Uma boa idéia é começar ou terminar a sua noite lá, já que de quinta a sábado, o mercado só fecha às 2h da madrugada (nos outros dias, à meia-noite). Aproveite para experimentar as tradicionais Tapas espanholas, pedir uma tábua de queijos e beber um bom vinho. Os preços são bem razoáveis. Lembre-se que, na Espanha, a gorjeta não é obrigatória, mas considerada de boa educação, caso tenha ficado satisfeito com o serviço.


A noite em Madri é bem variada e animada, mas fique atento, pois nem sempre um lugar indicado mantém o mesmo padrão durante toda semana.  Então, caso receba alguma dica, certifique-se de que está indo no dia que o lugar “bomba”. 

Para quem não quer se arriscar muito pela cidade, uma boa pedida é conhecer os bares do Centro, no entorno da Puerta Del Sol. Pelas ruas, vários promoters oferecem flyers de boates, que dão direito a um drink grátis. É possível fazer um pré-night bem animado sem gastar um euro sequer, até porque, esses lugares não cobram entrada. Com isso, você pode entrar em várias baladas, beber de graça e ir embora até a meia-noite. 

Agora, se você quer sair para dançar até altas horas, a cidade não deixa nada a desejar, já que as boates de Madrid estão entre as melhores do mundo. As entradas das melhores boates custam cerca de 15€ ou 20€ e incluem um ou dois drinks, dependendo da hora que você chegar. É obrigatório apresentar documento de identidade na entrada.

O transporte em Madrid, como na maioria das grandes cidades da Europa, é variado e eficiente. O sistema de ônibus tem serviços e horários bem estabelecidos por toda cidade. Nos pontos, há mapas indicando os diversos caminhos e paradas. Os táxis oficiais são os brancos com uma faixa vermelha e uma luz verde no topo mostra quando estão disponíveis. É cobrada uma taxa extra aos domingos e feriados, assim como para determinados destinos, como estações de trem, aeroportos e campos de touradas. Madri oferece duas estações de trem principais: Atocha, que está bem próxima ao centro, e Chamartín. Ambas oferecem conexões com trens regionais, de longa distância, AVE e conexão com o metrô. Mas, em nossa opinião, o metrô, é sem dúvida a melhor opção para se locomover pela cidade, pois além da rapidez, a maioria dos pontos turísticos, bares, restaurantes e baladas ficam próximos às estações.  Além disso, é o mais limpo e eficiente que já vimos até hoje. É possível comprar um cartão de turista (abono turístico) que pode ser de 1 a 7 dias e pode ser comprado no aeroporto ou nas estações do metrô e sai mais barato que as passagens avulsas. O horário de funcionamento é das 6h às 2h.

No dia seguinte, pela manhã, fizemos uma pequena caminhada até a Catedral de La Almudena. Os elementos de destaque dessa catedral são as grandes portas de bronze e os vitrais coloridos. 



Bem em frente à Catedral, fica o Palácio Real de Madri que, além de ser o maior palácio da Europa, é também um dos mais luxuosos. Sua construção começou em 1738 e seu arquiteto foi Giovanni Battista Sacchetti. A decoração foi feita por grandes mestres das artes como Goya, Velásquez e El Greco, entre outros. O Palácio, que foi residência dos reis da Espanha até 1931, hoje é um local turístico e utilizado para eventos oficiais. Ficamos maravilhadas com a Capela Real, o Salão do Trono, a Sala de Porcelanas, as valiosas coleções expostas, além da arquitetura e decoração do lugar. Simplesmente, imperdível!



Em frente ao Palácio, fica a Plaza de Oriente que foi projetada por José Bonaparte em 1811. Para construí-la, ele teve de destruir os monumentos e as igrejas que cercavam o Palácio Real. O lugar é bonito e agradável com seus vários canteiros, fontes, estátuas e bancos. 


Bem no centro da praça fica a fonte com a estátua de bronze de Felipe IV. Uma curiosidade sobre essa escultura é que para que o cavalo ficasse apenas nas patas traseiras, o escultor Italiano Pietro Tacca, precisou da ajuda do físico Galileu Galilei que deu a idéia da parte traseira do cavalo ser maciça e a parte dianteira oca. Em volta da praça, ficam alguns terraços como do Café do Oriente e do Restaurante Alabardero, porém esses terraços costumam ser um pouco mais caros que os outros da cidade.



Ao lado do Palácio ficam os Jardins de Sabatini, construído no século XX onde originalmente ficavam as cavalariças reais. O lugar não é muito grande, mas os jardins são belíssimos. 




 

Após um breve descanso sob uma das árvores dos Jardins de Sabatini, descemos a Calle de Bailén em direção a Plaza de España. A praça, considerada uma das mais importantes da cidade, contém um conjunto de esculturas que homenageiam o escritor Miguel de Cervantes, representado por seu mais famoso personagem Dom Quixote



Voltamos para o hotel pela Gran Via, uma das principais avenidas de Madrid e aproveitamos para conhecer algumas lojas e comprar lembrancinhas. 


Em nosso último dia em Madri, pela manhã, fomos conhecer o famoso Museu do Prado. Esse é, sem dúvida, um dos maiores museus de arte do mundo, com uma coleção de 7.000 quadros, dos quais cerca de 1.500 estão em exposição a qualquer momento.  Entre os muitos quadros de mestres famosos expostos, estão a obras Las Meninas de Velázquez, os “quadros negros” de Goya e Davi e Golias de Caravaggio. Se puder, evite o lugar durante o final de semana, quando fica muito cheio.



Outros museus que valem a pena visitar são o Museu Nacional Reina Sofía que abriga Guernica, o Museu de América, dedicado à arte e à cultura das Américas e o Museu Cerralbo, residência do Marquês de Cerralbo, construída no século XIX, que guarda os objetos que fizeram parte da sua vida.


Caminhamos até a Plaza de La Cibeles, que fica na interseção das Calle de Alcalá com o Paseo de Recoletos e o Paseo Del Prado. Este lugar, um dos mais simbólicos da capital, divide os limites dos bairros Centro, Retiro e Salamanca. A estátua no centro da praça é a Fonte de Cibeles, esculpida no ano de 1782, a partir de um desenho de Ventura Rodríguez. Ao redor fica o Palácio de Linares, verdadeiro tesouro da praça, que atualmente traz exibições de artes visuais latino-americanas, e ao sudoeste, fica o correio central, conhecido como Nuestra Señora de las Comunicaciones, devido ao seu aspecto semelhante a uma catedral.



Queríamos alugar bicicletas para nosso passeio no Parque Del Retiro, mas fomos informadas que a loja ficava próxima a outra extremidade do parque, perto da Estação de Atocha. Optamos por ir de metrô (apenas uma estação) para ganhar tempo. Como a loja indicada estava fechada, conseguimos alugar as bicicletas somente num posto de gasolina, próximo a estação. 


Nosso passeio pelo Parque del  Retiro não podia ter sido mais agradável. O dia estava lindo e o parque é belíssimo, com várias estátuas, fontes e monumentos comemorativos que transformam o lugar num museu de escultura ao ar livre.




No centro do parque, atrás de um grande lago, fica um imponente monumento a Afonso XII, em bronze e mármore. 



 

Sem dúvida, o Palácio de Cristal, é o local mais importante e belo dos jardins. Construído em 1887 em vidro e aço, originalmente era uma estufa de plantas exóticas, atualmente, expõe obras de arte. Em frente ao palácio, um lago artificial com árvores saindo dele dá ao ambiente um aspecto de conto de fadas.  Belíssimo!


 

 






O Palácio de Valázquez que também faz parte do Museu Reina Sofia, recebe exposições temporárias. Suas abóbodas de ferro e vidro e as cerâmicas coloridas compôes a bela arquitetura do prédio. 
 



Situado em frente à entrada principal do Parque del Retiro, na Praça da Independência, fica a Puerta de Alcalá. Esse monumento foi construído em 1778, pelo rei Carlos III, para servir como porta de entrada da cidade. 



Como queríamos aproveitar ao máximo nosso último dia na cidade, voltamos ao hotel para tomar um banho rápido e, fomos conhecer a Puerta Del Sol.  A praça recebeu esse nome, pois o sol nasce exatamente na grande fresta que tem na praça. O lugar, que no século XV foi a principal entrada da cidade, hoje é cercada por belos prédios. Na praça você encontrará o monumento a Oso y el Madroño (O urso com uma árvore de morangos) que é símbolo de Madrid e a estátua do Charles III of Spain.




Em seus arredores, há várias ruas de compras super movimentadas.  Conheça a El Corte Inglês, uma enorme loja de departamento e se quiser comprar eletrônicos aproveite a Fnac. As duas lojas ficam na Calle Preciados que começa na Puerta del Sol.
 
Se você passar um domingo em Madrid, não deixe de incluir em seu roteiro uma ida a El Rastro. A feira, Patrimônio Cultural de Madrid, acontece há mais de cinco séculos. Lá são vendidas antiguidades, roupas, artesanatos, couro, quadros, livros e todo tipo de objetos antigos. El Rastro é para se perder, andar sem pressa observando as antiguidades e entrando nas diversas lojas vintage.  Chegando de metrô, desça na estação Tirso de Molina e siga para a Plaza de Cascorro. As barracas começam na Calle Ribera de Curtidores e continuam com a Calle de Toledo e a Calle Embajadores, formando um triângulo. Funciona de 9h as 15h.
 
Apesar de termos aproveitado bem os dias que estivemos na cidade, Madrid nos deixou uma forte sensação de que deveríamos ficar mais, pois ainda havia muito para se ver, descobrir e experimentar.



OUTRAS INFORMAÇÕES

Voltagem e tomadas - A tensão elétrica padrão no país é de 220-240V CA, 50 Hz. Alguns aparelhos brasileiros, especialmente os computadores portáteis, precisarão de transformadores e adaptadores para tomadas do tipo F, que podem ser encontrados em qualquer loja de materiais elétricos


Bancos e Casas de Câmbio estão à disposição do turista na cidade. É necessário identificar-se com passaporte e, lembre-se, para de trocar o Real pelo Euro, nenhum dos estabelecimentos aceitam moedas.

1 comentários :

Unknown disse...

Adorei o post. E as fotos estão lindas!!!

Postar um comentário