Dublin - Irlanda

terça-feira, 23 de julho de 2013


Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda. Definitivamente, é uma de nossas cidades preferidas na Europa. A cidade é agradável e tem um charme especial com suas tradições, castelos, construções antigas, jardins e paisagens de conto de fadas. É uma cidade para se encantar de dia e para se curtir à noite. Nesta postagem vamos contar um pouco de nossa viagem e relacionar os pontos turísticos que não podem faltar no seu roteiro.


Chegamos ao Aeroporto de Dublin próximo ao horário do almoço e ao tomar o táxi para o Centro, fizemos amizade com um taxista pra lá de simpático e falante. Ele nos deu várias dicas sobre a cidade, incluindo um lugar onde poderíamos almoçar.


Caso a grana esteja curta, outra opção de transporte para o centro é o ônibus que sai do aeroporto a cada 20 minutos.


Deixamos as malas no hotel, pegamos um mapa da cidade e, seguindo a dica de nosso amigo taxista, fomos almoçar no O`Neills, um pub que serve comida o dia todo e fica na Pearse St. 36-37. Comemos a típica comida irlandesa ao molho de Guinness em pratos muito bem servidos. Voltamos para almoçar lá, praticamente todos os dias.

 

Próximo ao O`Neills, acidentalmente, descobrimos uma loja de lembrancinhas da Irlanda, a Irish Celtic Crafshop, que fica na Lord Edward Stret. A loja tem grande variedade de souvenir como camisetas, canecas, bonés, canetas, guarda-chuvas etc. Aproveite a oportunidade para comprar presentes de qualidade com bons preços.

 


Depois do almoço fomos conhecer o St. Stephen`s Green, parque bonito e agradável que data a idade média (1664). O parque tem estátuas, lindos canteiros com flores coloridas e um lago habitado por patos, cisnes e outras aves. No verão, turistas e moradores assistem a concertos na hora do almoço. Uma curiosidade é que o local tem um jardim para deficientes visuais com plantas aromáticas etiquetadas em braile.


 

 


Saímos do parque pela sua entrada principal, onde fica o arco chamado The Fusilier's, que foi construído em homenagem aos soldados mortos durante a Segunda Guerra Mundial.


 

Saindo do St. Stephen`s Green, pegamos a Grafton Street, principal avenida comercial da cidade e aproveitamos para dar uma olhada nas vitrines e fazer mais umas comprinhas. Como nem só de lojas vive esta rua, paramos para conhecer e prestigiar o trabalho dos músicos locais.

 

O Trinity College, principal universidade da Irlanda, fundada em 1591, fica na College Street. Essa universidade é famosa por abrigar a mais bela obra impressa do mundo, o glorioso e valiosíssimo “Livro de Kells” que foi escrito por monges irlandeses no ano 800. O livro fica exposto no Long Room, sala que parece uma catedral.

 

Voltamos para o hotel para descansar um pouco, antes de conhecer a famosa noite irlandesa. Ficamos hospedadas no Abigails, hostel que fica na Aston Quay, próximo a tudo e às margens do Rio Liffey. Sobre esse rio passam diversas pontes, mas a mais famosa delas é a Liffey Bridge, primeira ponte de ferro da Irlanda, construída em 1816. Essa ponte também é conhecida como Ha’ Penny Bridge, devido a um pedágio cobrado aos pedestres para atravessarem a mesma. Essa “taxa” permaneceu em vigor até 1819 e era de half cents (50 cents), daí o seu apelido.

 

 

Á noite, fomos ao Temple Bar, reduto boêmio e principal point de Dublin, que fica bem próximo de onde estávamos hospedadas. A região abriga estúdios, galerias e inúmeros pubs. Para celebrar nossa primeira noite na Irlanda, escolhemos o Temple Bar Pub. O pub, fundado em 1840, é um dos mais tradicionais da cidade e oferece show ao vivo de música típica irlandesa, grande variedade de bebida num ambiente alegre e com muita gente bonita. Uma boa dica é pedir uma dose do rum jamaicano Capitan Morgan, que tem duas versões o black e o golden, e adicionar coca-cola. Foi a melhor Cuba Libre que já bebemos. Fechamos nosso primeiro dia em Dublin com chave de ouro!



Outra dica boa é o Porterhouse, bar com decoração peculiar que serve variados tipos de cervejas de diversos lugares do mundo. O bar tem ambiente agradável, cardápio variado e música ao vivo. Existem três Poterhouse na cidade, o do Temple Bar fica na Parliament Street, 16-18.

No dia seguinte, decidimos utilizar um ônibus de turismo panorâmico. Para nós, que ficaríamos poucos dias em Dublin, foi a melhor maneira de conhecer a cidade em pouco tempo. Pegamos o ônibus em uma parada próxima ao hotel. Pagamos pelo bilhete, que poderia ser usados por 24 horas, 15.50 euros. Você pode descer e subir quantas vezes quiser, utilizando as 25 paradas espalhadas por toda a cidade. A viagem toda leva cerca de 90 minutos. O tour passa pelos principais pontos turísticos da cidade, incluindo Dublinia, Old Jameson Distillery, Castelo de Dublín, Phoenix Park e a Guinness Storehouse. Dê preferência a ficar na parte superior do ônibus, de onde você tem uma vista melhor e pode tirar boas fotos.

Descemos do ônibus no Castelo de Dublin. Esse castelo começou a ser construído no século XIII para ser utilizado como residência oficial da Inglaterra em território irlandês e suas obras só foram concluídas em 1230. Hoje, o lugar é utilizado para eventos oficiais e realização de eleições. Considerado um dos lugares mais visitados da cidade, o castelo oferece visita guiada onde você poderá conhecer o Salão do Trono, os Apartamentos do Estado (antigos cômodos dos Vice-reis e da corte), a Capela Real, a Torre Normanda (onde fica o Museu de La Garda), além dos belos jardins que ficam atrás do castelo.

 


 

 

Próximo ao castelo fica a Christ Church, bela catedral construída em madeira no século XI e reformada no século XIX. Conectada à catedral por uma ponte está a Dublinia, museu medieval com bonecos representando a época dos vickings. Lá, além de muitos objetos curiosos, você poderá ver a exposição permanente "Treasures of Christ Church". Dublinia está localizado no monte São Miguel, em frente à Christ Church.

 

 

Descemos a Patrick Street até chegar a Cathedral de St. Patrick. Construída em 1190, a majestosa igreja é considerada a Catedral Nacional da Irlanda. O local abriga o corpo de Jonathan Swift autor de As Viagens de Gulliver, entre outros. Antes de entrar, aproveite para tirar algumas fotos em seus jardins que ficam atrás da igreja.



Em nosso último dia na cidade, fomos conhecer a Kilmainham Goal, a velha prisão de Dublin. Essa prisão, inaugurada em 1796, era o destino de assassinos, ladrões, estupradores e todo tipo de foras da lei. Mas durante a década de 1840 e 1850, quando a grande fome assolou a Irlanda, adultos e crianças foram presos junto a criminosos comuns por terem roubado um lenço para se proteger do frio ou uma batata para comer. A pessoa mais jovem presa nesta época foi uma criança de cinco anos.

A visita, obrigatoriamente guiada e em inglês, dura cerca de uma hora. Devido ao clima sinistro do lugar e às histórias tristes, não indicamos o passeio a pessoas sensíveis ou crianças.



Para chegar à prisão pegamos o LUAS, um tipo de trem elétrico que percorre Dublin. Há duas linhas que cobrem a cidade, a linha verde, que tem 22 pontos e a vermelha, com 32.

Tivemos um pouco de dificuldade para comprar o bilhete nas máquinas que ficam nas estações. Então, segue a dica: As máquinas são touch-screen e para comprar seu ticket, basta selecionar a zona/área onde você está e depois, a zona/área onde você quer descer. Você pode comprar o ticket com dinheiro (nota ou moedas), cartão de crédito ou débito (mínimo de 5 euros). Os trocos são somente em moeda.
Segue abaixo, o mapa das linhas e suas respectivas estações.




Por último, mas não menos importante, fomos conhecer a Guinness Storehouse, fábrica da Guinness, construída em 1759, que fica na St. James`s Gate. O prédio tem sete andares. No primeiro andar, fica a loja oficial da Guinness com grande variedade de produtos. Nos andares seguintes, você conhecerá o processo de produção, aprenderá como servir corretamente um pint da cerveja, saberá como surgiu a ideia do Livro dos Recordes e muito mais. Vale a pena pegar um guia eletrônico, perto da loja, para que possa entender melhor a longa história desta famosa marca. E, finalmente, no último andar, no Gravity Bar, você degustará uma caneca de cerveja, por conta da casa, enquanto desfruta de uma bela vista panorâmica da cidade. O ingresso custa cerca de 15 euros e a cervejaria funciona de 9:30h às 17h. O passeio é imperdível!



Nesse lado da cidade fica também o famoso Phoenix Park, maior parque urbano murado da Europa. Com cerca de 700 hectares, o parque abriga atrações como o Ashotown Castle e o Dublin Zoo, além de grande beleza natural com muitos lagos, bosques, montes e jardins.


Do lado oposto da cidade, próximo ao Trinity College, fica o Museu Nacional da Irlanda. O museu reflete a história da Irlanda de 2000 a.C. aos tempos atuais e abriga belíssimos tesouros cristãos.

Não muito longe dali, fica a Merrion Square, uma das mais grandiosas praças de Dublin, circundadas por mansões georgianas. As casas mais belas ficam ao lado Norte.


Na Merrion Square, você poderá ver também as famosas portas coloridas de Dublin. Existem muitas lendas sobre a origem dessas portas, mas a mais “irlandesa” delas conta que as mulheres estavam cansadas de ver seus maridos bêbados errarem de porta e terminarem na cama com a esposa do vizinho. Por isso, elas pintaram as portas de cores diferentes para que seus maridos ébrios pudessem distinguir a sua casa entre as outras. As portas tornaram-se tão famosas que viraram patrimônio cultural e, atualmente, ninguém pode alterar a cor sem autorização.

 

Terminamos nossa visita a Dublin com a certeza de que a cidade ficará sempre em nossos corações e lembranças por suas ruas que parecem ter parado no tempo, pelas canecas de cerveja servidas em seus muitos pubs espalhados pela cidade e pelo seu povo alegre e hospitaleiro. Partimos de Dublin planejando nossa volta...




4 comentários :

ideiasaderiva disse...

Muito bom... Ler o blog de vocês está me economizando um dinheiro e pensei naquela música do Kid Abelha: Conheço quase o mundo inteiro... pela internet. rs. Muito bom!

Última chamada para... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gente chique é outra coisa né , um bjão pra vcs , po me leva na proxima.....

Unknown disse...

Adorei as dicas!!

Postar um comentário