Cuidados com a saúde e vacinas

domingo, 25 de agosto de 2013




Alguns cuidados básicos com a saúde podem evitar eventuais transtornos e doenças durante a sua viagem. Prepare-se. Caso possua alguma doença pré-existente, converse com seu médico sobre os cuidados que deverá tomar. Se precisar fazer uso de algum remédio, leve a receita e o medicamento em quantidade suficiente para toda a viagem.

Leve também seu próprio kit com os remédios que costuma usar e que possa precisar durante esse período, pois pode haver dificuldade para adquiri-los sem receita em outros países.

É importante também fazer um seguro viagem que cubra emergências médicas, assistência hospitalar, despesas farmacêuticas, entre outros.

Devido ao grande fluxo internacional de pessoas de diferentes regiões do mundo, o risco de transmissão de doenças vem aumentando. O turista internacional deve ficar atento aos cuidados que precisará tomar para proteger a sua saúde. 

Cuidados básicos como lavar as mãos com água e sabão, principalmente antes de ingerir alimentos, após visitar lugares com muito fluxo de pessoas e utilizar transporte público podem evitar doenças transmitidas pela água e alimentos. Beba bastante água e somente mineral. Fique atento à origem e à qualidade dos alimentos que irá ingerir.  Evite alimentos crus e tome cuidado com temperos fortes e pratos típicos.

Antes de viajar, verifique os riscos de adquirir doenças nos lugares que você visitará. Para saber se o seu país de destino exige vacinação e quais cuidados você deverá tomar antes e durante a sua viagem, entre no site da Anvisa.

Alguns países exigem do turista o “Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia” (CIVP) para ingresso em seu território. Veja aqui a lista de países que fazem essa exigência.   

Para emissão do CIVP, você deve procurar um dos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa, levando seu Cartão Nacional de Vacinação e um documento de identificação com foto. Fique atento, pois em alguns países, a não apresentação do CIVP pode impedir a entrada de viajantes internacionais no local.

Uma das vacinas exigidas para entrar em determinados países é a vacina contra a febre amarela. Essa vacina deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem e tem validade de 10 anos. Ela é aplicada nos postos de vacinação e registrada no Cartão Nacional de Vacinação.
Um dos endereços no Rio de Janeiro onde você pode tomar a vacina contra a febre amarela é na Rua Evaristo da Veiga, 16, no Centro. Para agilizar seu atendimento faça seu cadastro no site da Anvisa e não deixe de levar seu documento de identidade original.

Cuide-se e boa viagem!!


0 comentários :

Postar um comentário