Florença - 2015

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Quando visitamos Florença pela primeira vez, no verão de 2012, ficamos simplesmente apaixonadas pela cidade. Saímos de lá sonhando com a volta. Três anos depois, finalmente retornamos à Itália e, é claro, a Florença. Dessa vez, voltamos na primavera, quando a temperatura estava bem diferente do verão. Chegamos a pegar 11 graus durante o dia, com direito a um ventinho pra lá de chato. Mas isso não estragou nosso humor, muito menos nossa viagem.

Nosso plano era visitar novamente alguns pontos turísticos, dessa vez com mais calma, e conhecer outros que da primeira vez não conseguimos entrar por falta de tempo. Por isso, se você vai visitar Florença, não deixe de ver também nossa primeira postagem sobre a cidade, com o roteiro bem mais detalhado.

Chegamos a Florença num sábado, na hora do almoço e depois de deixar as malas no hotel, fomos matar nossa vontade de comer a deliciosa pizza italiana. Depois, tentamos bater pernas pela cidade, mas um pé d água acabou com nossos planos e voltamos pro hotel para descansar antes de sair à noite.

Quando saímos novamente, ainda estava chovendo um pouco, mas isso não nos impediu de curtir a cidade e a noite de Florença.

Descobrimos que alguns pontos turísticos, como a Piazza Della Signoria, ficam ainda mais bonitos à noite.

No dia seguinte, fomos rever alguns pontos turísticos.

Começamos pela Piazza Del Duomo e seu incrível Duomo de Santa Maria Del Fiore.  Mesmo para quem já o viu antes, é impressionante.

Era domingo de Páscoa e por isso a praça estava especialmente cheia. Em frente ao Duomo, estava sendo realizada uma antiga tradição Fiorentina, o “Scoppio del Carro” ou “A Explosão da Carruagem”. A festa é em comemoração à conquista de Jerusalém por Pazzino de`Pazzi no ano de 1099. Devido à multidão, não conseguimos tirar fotos, mas para terem uma ideia de como é a cerimônia, fizemos uma montagem com fotos tiradas da internet.

Dali, passamos pela Piazza dela Repubblica.

Depois, voltamos à bela Piazza Della Signoria com o Palazzo Vecchio e suas lindas esculturas. Sem dúvida, nossa praça preferida na cidade.

Ali, também assistimos um “desfile de Páscoa”.  Desta vez, conseguimos tirar algumas fotos.

Terminamos o roteiro do dia visitando a Ponte Vecchio.

Florença não é muito grande, então é possível fazer quase tudo a pé.  Abaixo mapinha do nosso roteiro nesse dia.

Mais ao norte de Florença, próximo à Galleria del`Accademia, fica o Convento  de San Marco fundado no século 14 e ampliado em 1437.

Desta vez, conseguimos visitar o interior do Convento e do Museu. O ingresso custou 4 euros.

Assim que você entra, há um belo pátio.

Ali, fica a Sala Capitolare (casa paroquial), decorada com a Crucificação e Santos (1440), pintada por Fra Angelico.

Algumas obras expostas no Convento e no Museu são verdadeiras relíquias.

No segundo andar ficam as celas dos antigos monges. Cada uma delas possui um afresco religioso. Ao todo são 44 pequenas celas.

Sem dúvida, valeu a pena conhecer o interior do convento.

Saindo dali, passamos pela Piazza dela Santissima Annunziata, cercada pela Igreja da Santissima Annunziata e pelo Ospedale degli Innocenti, primeiro orfanato da Europa.

No centro da praça está a estátua de bronze do duque Fernando I.

Depois de circular pelo centro de Florença, resolvemos fazer umas comprinhas na movimentada Feira de San Lorenzo e terminar nossa tarde no Mercado Central que fica bem em frente à feirinha.

As barracas do térreo vendem frutas, legumes, flores, peixes, frios, doces e muito mais.

No segundo andar, há bares e restaurantes. Aproveitamos para tomar uma taça de vinho e relaxar.

Em nosso último dia em Florença, resolvemos voltar à igreja de Santa Croce.

Desta vez, tivemos tempo de conhecer o seu interior. O ingresso custou 6 euros.

A igreja guarda os túmulos de Dante Alighieri, Galileu, Maquiavel e Michelangelo.

As três figuras no túmulo de Michelangelo representam a Pintura, a Escultura e a Arquitetura.

Na igreja, há algumas capelas, um claustro e um amplo pátio.

Florença é uma cidade incrível e dessa vez, pudemos conhecê-la com mais calma. Fizemos os passeios com tranquilidade, reservarmos um tempinho para compras e, é claro, aproveitamos parar saborear sua maravilhosa gastronomia. Afinal, nada como uma Bisteca Fiorentina ou a tradicional combinação italiana de Pasta & Vino.

Aproveitamos nossos outros dias em Florença para conhecer cidades próximas. Veja como foi: