Siena - Itália

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Siena é uma cidade na região da Toscana com aparência medieval e muita tradição.

Parte dessa tradição se repete todos os anos, nos dias 2 de julho e 16 de agosto, na Piazza del Campo. Ali, é realizado o Palio di Siena, uma corrida de cavalos onde 17  cavaleiros, representando seus respectivos bairros, disputam, desde o século XVII, um estandarte em honra a Nossa Senhora. Os participantes desfilam pela “Piazza” com trajes tradicionais e bandeiras, mas a corrida é feita somente por dez cavalos, que são escolhidos por sorteio.

De Florença, é possível chegar à cidade de ônibus ou de trem. Descobrimos que é mais conveniente ir de ônibus, porque a rodoviária de Siena é mais central do que a estação ferroviária. Então, pela manhã, pegamos o ônibus na pequena rodoviária de Florença, que fica na Via Santa Caterina, bem próximo à estação Santa Maria Novella. Cada trecho custou 7,80 euros. Não se esqueça de validar o bilhete na máquina, assim que entrar no ônibus. A viagem leva 1h15.

É possível comprar o Opa Si Pass (12 euros) que dá direito a visitar o Duomo e a usufruir das vistas do Museo dell'Opera sem enfrentar filas.

Ao chegar, fizemos uma pequena caminhada até o centro de Siena. Passamos pela Praça Salimbeni, onde encontra-se o Monumento a Sallustio Bandini.

E pela pequena Igreja de San Cristoforo, do século XI-XII. A fachada de tijolos é decorada pelas estátuas de Santa Catarina e do Beato Bernardo Tolomei, feitas em 1802 por Giuseppe Silini.

Como chegamos a Siena próximo ao horário do almoço, fomos direto para a Piazza del Campo, onde almoçamos num dos restaurantes em frente ao Palácio Público.  Ótima comida, por um bom preço.

A Piazza del Campo é sem dúvida o coração da cidade. A praça é bem ampla e tem o curioso formato de um leque. Ali, as pessoas sentam-se no chão para fazer um lanche rápido ou simplesmente curtir o lugar.

O incrível prédio do Palácio Público funciona como prefeitura e também abriga o Museu Civico.

É possível subir na Torre del Mangia de onde se tem uma vista magnífica da cidade. A torre tem 87 metros e mais de 400 degraus.

Na praça encontra-se uma cópia da Fonte Gaia de Jacopo dela Quercia.

Aproveitamos também para visitar algumas lojinhas ao redor da praça e depois caminhamos até a Piazza del Duomo.

A beleza do Duomo de Siena nos surpreendeu. A igreja é uma das mais bonitas que já vimos. Sua fachada é de mármore com detalhes dourados.

Junto à igreja, fica o Museu dell`Opera del Duomo, que guarda obras retiradas do exterior do Duomo, entre outras.

Depois, resolvemos andar pelas estreitas ruas de Siena para conhecer melhor a cidade.

Assim, passamos pela Loggia dela Mercanzia (1417), que no passado foi usada por mercadores e cambistas.

E visitamos o Santuário de Santa Caterina.

Onde é possível conhecer a história da santa, entrar na igreja que tem belíssimos afrescos (não é permitido tirar fotos) e visitar a lojinha de presentes.

O lugar é simples, mas muito agradável e tranquilo.

Bem perto dali, fica a impressionante Fontebranda, a fonte mais antiga de Siena, construída em 1246. Esta fonte foi essencial para a cidade, pois fornecia água para o funcionamento das fábricas e para trabalhadores da época.

A Basílica di San Domenico se destaca lindamente na paisagem. Resolvemos ir até lá e conferir mais de perto.

A igreja é simples se comparada ao Duomo, mas com certeza tem sua beleza.

Siena é uma cidade cheia de história, charmosa e romântica. Andar pelo labirinto de vielas foi uma forma de voltar no tempo e imaginar como era a cidade na idade média.

Veja aqui mais sobre a Itália.