Barcelona - Espanha (parte 1)

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Em junho de 2014, fomos conhecer Barcelona, a capital da Catalunha. Barcelona é uma cidade grande, dinâmica, com muito comércio, cultura e arte.  A cidade é considerada a grande metrópole do Mediterrâneo.

A cultura é uma das principais marcas da cidade. Joan Miró, Gaudí e Picasso são alguns dos nomes mais ouvidos em Barcelona. Suas obras, construções e museus estão distribuídos por toda capital catalã.

Locomover-se em Barcelona é simples. Andamos muito a pé, o que nos deu a oportunidade de conhecer e desfrutar melhor a cidade. O metrô tem 8 linhas e estações próximas aos principais pontos turísticos. Os bilhetes avulsos custam cerca de 2 €, mas se vai passar mais de 2 ou 3 dias na cidade, vale a pena comprar o T-10, bilhete com 10 viagens e que custa 9,25 €. Não utilizamos muito os ônibus, mas essa também é uma boa opção para o turista. O bilhete é o mesmo utilizado para o metrô. Utilizamos também os táxis, que não são caros e são facilmente encontrados por toda cidade, a qualquer horário.

Outra compra que deve ser levada em consideração é do Barcelona Card que dá descontos, passe grátis em diversos museus e transporte.  O cartão, que pode ser de 2, 3, 4 ou 5 dias, pode ser comprado através da internet ou em postos distribuídos por Barcelona.

Ficamos 11 dias em Barcelona, o que nos deu a oportunidade de ver muita coisa com calma e ainda conhecer algumas cidades próximas. Aqui, vamos contar algumas ótimas experiências que tivemos e outras nem tanto. Mas, como diz o ditado, tudo vale a pena se a alma não é pequena...

Em nosso primeiro dia na cidade fomos conhecer a Casa Milà, também conhecida como “La Pedreira”. Construída entre 1906 e 1910, é a maior contribuição de Gaudí à arquitetura civil de Barcelona.

A fachada é ondulada, o que dá um efeito incrível, mas infelizmente o prédio estava em obra, com a fachada coberta, e não pudemos tirar uma boa fotografia.

Esta maquete dá uma ideia de como é o edifício.

O prédio de 8 andares é tão incrível por dentro quanto por fora. Então, não perca a oportunidade de conhecer seu interior.

A visita inclui o Espaço Gaudí, que oferece uma visão da vida e obra do artista, o apartamento lindamente decorado e o incrível terraço. Pagamos 16,50 € pelo ticket, que valeu cada centavo.

A visita ao terraço e suas chaminés é imperdível.

Dali, fomos conhecer a CasaBatlló, outra construção de Gaudí.

A fachada é bem bonita e exótica.

A casa é cheia de formas e as paredes são cobertas de azulejos azuis.

No interior, há um belo salão.

No terraço encontramos uma enorme cruz de quatro pontas, além de chaminés no melhor estilo Gaudí. O ingresso é um pouco salgado, 21,50 €, mas valeu a pena.

Compramos os ingressos das duas casas antecipadamente, através dos sites, o que nos poupou das filas.

Em nosso segundo dia na cidade, fomos conhecer o maior ícone de Barcelona e a mais incrível obra de Antoni Gaudí: A Sagrada Família, o monumento mais visitado de Barcelona.

A construção do Templo Expiatório da Sagrada Família teve início em 1882 e a previsão de término é em 2026. Mesmo sabendo da fama da igreja, nos surpreendemos com a grandeza da fachada.

E com a riqueza de detalhes.

Já foram construídas 8 das 12 agulhas dos Campanários. As torres da Igreja representarão os 12 apóstolos, os 8 evangelistas, a Virgem Maria, e a mais alta Jesus.

A arquitetura do interior é simplesmente deslumbrante!! Ficamos admiradas. Parece uma floresta de pedras. No interior da igreja fica a cripta onde Gaudí está enterrado.

As colunas que sustentam a igreja lembram troncos de árvores e seus “galhos” se estendem até o teto.

Os vitrais dão um show de beleza e cores.

A subida até as torres é feita por elevador e dali, pudemos ter uma vista privilegiada de Barcelona.

A Fachada da Paixão, a parte de trás da construção, é cheia de figuras angulosas e feita pelo artista Josep Maria Subirachs entre 1986 e 2000.

As filas para visitar a Sagrada Família são enormes. Para evitá-las, compramos o ingresso antecipadamente pela internet, que custou 19 € com direito a visita à uma das torres (a escolher na hora da compra). O ingresso com áudio guia custava 23,80 €.

Dali, fomos conhecer o Parc Güell, a mais colorida obra de Gaudí. O famoso arquiteto projetou este parque de 20 hectares dentro da propriedade da família Güell atendendo a uma encomenda do Conde Eusebi Güell.

Na entrada do parque há duas construções, uma que abriga uma livraria e a outra que faz parte do Museu de História de Barcelona.

Distribuídas pelo parque há construções e esculturas de pedra, como a rampa e o Pórtico da Lavadeira.

O Jardim da Áustria leva esse nome devido a doação de uma árvore procedente desse país .

Em frente à entrada, fica a Escadaria Monumental, onde encontra-se uma grande salamandra ou dragão.

Subindo a escada chegamos à Sala Hipostila, um saguão coberto e sustentado por 86 colunas.

A Gran Plaça Circular ou Praça da Natureza é um espaço aberto com um banco ondulado de mosaicos coloridos. Essa bancada foi feita por Josep Maria Jujol, um dos principais colaboradores de Gaudí.

Dentro do parque fica a Casa-Museu Gaudí, onde o arquiteto viveu por 20 anos.

No interior, pudemos ver os cômodos arrumados com objetos pessoais de Gaudí, além de desenhos e mobília criada pelo artista.

A visita ao interior da Casa Museu Gaudi foi uma das que achamos dispensáveis, já que não havia muito para ser visto. Compramos o ticket pela internet por 5,50 €.

Dali, pegamos um táxi até a Praça da Catalunya, a maior Praça de Barcelona.

A praça é bem movimentada e bonita. Há um grande chafariz no centro, além de esculturas que dividem o espaço com árvores e canteiros.

Junto à praça começa a La Ramblas, histórica avenida da cidade, que termina no Port Vell. Nesse dia, fizemos a primeira de muitas visitas feitas a essa movimentada rua.

Na região desde La Ramblas até o Passeig está concentrada grande parte do comércio da cidade.  Lá encontramos lojas de marcas famosas, grandes lojas de departamentos, comércio de souveniers, bancas, feirinhas, restaurantes, bares, artistas de rua e muito mais.  Essa parte da cidade é cheia de vida durante as 24 horas do dia.

Logo no começo da Ramblas fica a Font de Canaletes, fonte do século 19. Dizem que quem bebe sua água volta à Barcelona. Não arriscamos...

É ali também que fica o movimentado Mercat de Sant Josep, também conhecido como La Boqueria.

Este é o mercado mais típico de Barcelona, com grande variedade de barracas e produtos. Aproveitamos pra experimentar os frios de excelente qualidade.

Bem próximo dali fica a Praça Real, construída em 1850 e uma das mais animadas da cidade. Os postes de luz são de Gaudí. À noite, os restaurantes ao redor da praça ficam cheios.

Também na Ramblas fica o Palau Güell, um palácio neogótico considerado um dos mais importantes trabalhos de Gaudí.

No final da tarde, fomos conhecer a Barceloneta, praia famosa por seus restaurantes espalhados ao longo da orla. Aproveitamos para comer tapas e beber sangria.

Veja como foi a segunda parte de nossa viagem à Barcelona