Viña del Mar e Valparaíso - Chile

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Para quem vai a Santiago, Viña Del Mar e Valparaíso são programas quase que obrigatórios. Por isso reservamos um dia para fazer um “bate e volta” para conhecê-las.

Em Santiago há várias agências que oferecem passeios a essas cidades. Optamos pela agência sugerida pelo hotel. Na verdade, não há muita diferença de preços entre elas. O que varia é o tipo de transporte (van, ônibus ou micro-ônibus), as paradas nas cidades e a escolha do restaurante para almoçar.

Agora, se você prefere ir por conta própria, a cada 15 minutos saem ônibus do Terminal Alameda para essas cidades. A passagem de ida e volta custa o equivalente a 15 dólares. A volta pode ser de Valparaíso ou de Viña Del Mar. É bom garantir o bilhete de retorno para evitar surpresas desagradáveis.

Valparaíso é uma cidade a 120 km de Santiago que até 1914 era o principal porto da costa oeste da América Latina.

Começamos nossa visita pela cidade portuária e seus morros onde vimos casas bem simples misturadas a casas melhores. O que elas tinham em comum era a vista privilegiada do Oceano Pacífico. Em certo ponto do passeio, a guia nos sugeriu que descêssemos parte do morro a pé, assim poderíamos conhecer um pouco melhor as ruas e casas do lugar.

A principal praça da cidade é a Plaza Sotomayor que fica junto ao porto e é cercada e edifícios históricos como o comando da Marinha de Guerra e o Tribunal de Justiça. No centro da praça fica o monumento em homenagem a Arturo Prat, soldado que lutou na guerra contra a Espanha.

Conforme nosso ônibus circulava pela cidade pudemos conhecer um pouco mais de Valparaíso. Incluindo a Av. Argentina, principal entrada da cidade.

Uma das opções para se locomover pelos morros são os bondinhos. Em cada bairro há um ascensor, o que facilita bastante a subida. No total são 15 elevadores elétricos que transportam os passageiros do alto dos cerros até a parte plana. No dia de nossa visita não estavam funcionando, pois os condutores estavam em greve.

Fizemos uma parada para que pudéssemos apreciar a vista e tirar algumas fotos.

A cidade é a sede atual do Congresso Nacional Chileno, que foi transferido de Santiago em 1980 durante a ditadura do general Augusto Pinochet. Além de ainda ser um dos portos mais importantes da America Latina (mas perdeu seu posto depois da abertura do Canal do Panamá).

Em Valparaíso fica uma das três casas do poeta Pablo Neruda (La Sebastiana), inaugurada em 1961, que infelizmente não estava no roteiro de nossa excursão.

Aliás, nossa excursão não nos mostrou muito de Valparaíso. Talvez por isso, tenhamos ficado meio decepcionadas com o passeio e com uma má impressão da cidade, que achamos feia e mal conservada.

Viña Del Mar é conhecida como a "cidade jardim" e é, sem dúvida, mais bonita e agradável que Valparaíso.

Assim que chegamos à Viña, fizemos uma parada rápida no famoso relógio de flores.  O relógio foi criado para dar boas-vindas à Copa do Mundo de 1962, disputada na cidade.

É possível ver charretes circulando por toda a cidade.

Viña Del Mar possui algumas das melhores praias do Chile e, apesar do frio, fizemos uma parada para molhar nossos pés no Oceano Pacífico, uma tradição entre os turistas.

Dali, fomos almoçar num restaurante na orla da Praya Miramar “sugerido” pela guia. Convenientemente, segundo o garçom, não havia vários pratos do cardápio, somente os mais caros estavam disponíveis. Achamos a comida cara e sem graça.

Do restaurante podemos ver o Castello Wullf, construído em 1906 por Gustavo Wulff, um comerciante alemão. O local serviu de residência para seu dono até sua morte, quando sua esposa vendeu o local ao município de Viña del Mar.

Atualmente, é utilizado como sala de exibição para mostras de arte. A entrada é gratuita. Essa foi uma das visitas que gostaríamos de ter feito na cidade.

Depois do almoço, fomos até a praça onde fica o Museo Fonck que guarda uma coleção arqueológica, que também não tivemos tempo de conhecer.

Em frente ao museu fica um Moai (estatua da Ilha de Páscoa).  Esse é um dos cinco únicos exemplares que estão fora da ilha. Para nós, que sonhamos um dia visitar a Ilha de Páscoa, foi a melhor parte do passeio.

Infelizmente ou felizmente, nossa viagem a Valparaíso e Viña Del Mar acabou ali. Para sermos bem sinceras, se não fosse pela visita ao Moai, trocaríamos o passeio às duas cidades por mais um dia em Santiago do Chile. Nossa excursão foi um pouco decepcionante. Acreditamos que as cidades tinham muito mais a oferecer e que teríamos aproveitado mais se tivéssemos ido por conta própria e feito nosso próprio roteiro ao invés de ficarmos “presas” à excursão.

Veja também Santiago do Chile!