Teatro-Museu Dalí

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Salvador Dali (1904-1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista e por sua personalidade extravagante.


Durante sua vida, Dalí produziu mais de 1500 quadros, além de ilustrações para livros, litografias, poemas, trajes de teatro, inúmeros desenhos e dezenas de esculturas. A principal característica de suas obras são as imagens bizarras.

“… Estou pintando quadros que me fazem morrer de alegria, estou criando com absoluta naturalidade, sem a menor preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda emoção e estou tentando pintá-los com honestidade.”





Dalí também criou, entre 1941 e 1970, um conjunto de joias. Algumas delas podem ser vista no anexo ao Teatro-Museu Dalí, em Figueres.






“Sem uma audiência, sem a presença de espectadores, essas jóias não iriam cumprir a função para a qual ansiei. O espectador, então, é o melhor artista.”

Salvador Dalí nasceu em Figueres, um pequeno e agradável município de Barcelona. A viagem de trem do centro de Barcelona até lá leva 1h45.

Sem dúvida o principal atrativo da cidade é o Teatro-Museu Dalí, dedicado ao artista. A entrada no museu custa 12 euros.


Foi ali, quando o museu ainda era o teatro da cidade, que Dalí fez suas primeiras exibições públicas. Na Guerra Civil Espanhola, o teatro foi bombardeado e só foi reconstruído em 1960, quando Dalí e o prefeito se uniram para reformá-lo.



O museu abriga a maior e mais variada coleção de obras de Salvador Dalí e uma pequena seleção de obras de outros artistas escolhidos por ele. Uma visita a este museu é uma viagem ao mundo surrealista de Dalí.





Sem dúvida, quem vai à Barcelona não pode deixar de visitar Figueres e de conhecer o incrível Teatro-Museu Dalí.



“A única diferença entre um louco e eu é que não sou louco.”


0 comentários :

Postar um comentário