Berlim - Alemanha

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Berlim, a capital da Alemanha, é moderna, mas também transborda história.  Nos últimos 80 anos, muita coisa aconteceu na capital alemã. Depois de ser destruída pela segunda guerra mundial, a cidade se reergueu de forma surpreendente e transformou-se na bela cidade que visitamos em 2011.


Andando por suas ruas, é possível ver uma mistura de prédios modernos e antigas construções. 




Nos divertimos bastante andando pelas ruas movimentadas da cidade. São praças, lojas, jardins, artistas de rua e muito mais.


Berlim nos surpreendeu em vários aspectos. Um deles foi o preço das refeições e bebidas. Descobrimos que era mais barato beber uma cerveja do que uma garrafa de água.  A comida é simples, mas gostosa. Adoramos as famosas salsichas alemãs.

Ficamos poucos dias na cidade, por isso preferimos conhecê-la andando por suas ruas e visitando apenas os principais pontos turísticos. 

O Muro de Berlim é, sem dúvida, um dos pontos mais visitados. Com 155 km de extensão, sua construção começou em agosto de 1961 e em novembro de 1989, o mundo assistiu à sua queda.  Alguns lugares ainda conservam pedaços do muro; o mais famoso é o “East Side Gallery”, que contém pinturas de artistas de diversas partes do mundo.



O Portão de Brandenburgo é um belo monumento. O portão era um dos que dava acesso à cidade há séculos atrás, quando esta era cercada por um grande muro.



Esse famoso cartão postal está localizado na Pariser Platz, no bairro central Mitte, é um dos marcos mais conhecidos da Alemanha. A praça é bem movimentada, uma mistura de turistas, artistas de rua e locais.


O Memorial do Holocausto, desenhado pelo arquiteto Peter Eisenman, foi inaugurado em 2005.  Também conhecido como Memorial aos Judeus mortos da Europa, consiste em 2.711 blocos de concretos distribuídos em fileiras. O lugar lembra muito um cemitério e é bem impressionante.
  



Memorial de Guerra Soviético (1945) fica no Tiergarten, no centro de Berlim. O monumento foi construído pela União Soviética para homenagear os soldados do Exército Vermelho que tombaram na Segunda Guerra Mundial, especialmente os que morreram na Batalha de Berlim. 2.500 soldados estão sepultados ali.


O memorial é grandioso. Feito de mármore, tem seis pilares e uma coluna no meio. No topo da coluna, fica a estátua do soldado soviético e abaixo dela uma frase em russo "Glória eterna aos heróis que caíram em batalha contra os invasores fascistas alemães para a liberdade e independência da União Soviética".


Nas outras colunas encontram-se nomes de soldados mortos na guerra. 


O Reichtag é um belo prédio que abriga o parlamento alemão. É possível visitar a cúpula de vidro transparente e o terraço do prédio, mas a inscrição deve ser feita previamente pela internet.


Alexanderplaz é uma grande e movimentada Praça de Berlim. Destruída pelas bombas durante a segunda guerra e reconstruída na década de 60, a praça abriga a Fonte da Amizade entre os povos e o Relógio Universal.


 


Nessa praça fica uma enorme Torre de TV, de onde se tem uma bela vista. Com 368 metros de altura, esse é o edifício mais alto da Europa. Para subir na torre, é necessário agendamento pela internet.


Berliner Dom é a maior e mais importante igreja protestante de Berlim. Ela fica na Ilha dos Museus, às margens do rio Spree e destaca-se na paisagem da cidade.


O Checkpoint Charlie era uma das passagens no muro de Berlim.  Ali, tivemos uma ideia de como funcionava a passagem da Berlim ocidental para Berlim oriental (o inverso era proibido). Hoje, os guardas que estão ali são estudantes que posam para fotos com turistas. Nessa rua, encontramos diversas lojinhas de souveniers.



Na Ilha dos museus encontram-se cinco museus mundialmente conhecidos:


O Museu Antigo, o primeiro museu público na Prússia que foi destruído durante a segunda guerra e reconstruído na década de 60;

O Museu Novo que abriga o Museu Egípcio, o Museu de Pré-história e da História Antiga;

A Antiga Galeria Nacional. O edifício construído entre 1867 e 1876 mostra as obras do classicismo, romantismo, Biedermeier, impressionismo e do princípio do período moderno. Seu prédio parece um antigo templo;

O Museu Bode abriga uma vasta coleção de esculturas e tesouros de museu de arte bizantina e do Médaillier;

E o Museu de Pergamon, o mais visitado de Berlim.



O Tiergarten é o principal parque de Berlim que além de ser bem bonito, é um dos maiores da Europa. No centro do parque fica a Coluna Vitória, com a Deusa Vitória no topo.



Berlim tem um grande leque de programas culturais e diversos museus onde você descobrirá mais da história dessa incrível cidade. Vale reservar um dia para visitá-los. 

Berlim é moderna, bonita e fascinante. Há muita coisa para se ver e fazer. Visitar a capital alemã é mergulhar na história moderna da humanidade. Não deixe de conhecer e se surpreender com essa incrível cidade!

Algumas dicas que podem ajudar....

  • Faça um 'FREE TOUR', passeios a pé, guiados que duram cerca de 3 horas. Mas apesar de ser grátis, não deixe de dar uma contribuição no final.  
  • Não utilize o transporte público sem o ticket! Os controladores nos metrôs, trens e ônibus, usam roupas comuns e são severos quando pegam sonegadores em flagrante. Evite passar vergonha e pagar uma multa de 40 euros!! 

0 comentários :

Postar um comentário